Escoria de Cobre

Copper slag é um material granulado, de cor negra, seco, constituído de silicatos estáveis e livre de materiais voláteis. É um material não higroscópico (não absorve água) e com maior dureza que a areia, sendo, portanto, mais eficaz no processo de jateamento. Por ser de cor negra, minimiza a reflexão, propiciando excelente visibilidade no jateamento em interiores. Como a escória pode ser usada a seco (não provoca silicose), aproveita melhor a energia cinética das partículas, sendo mais produtiva que um jateamento úmido, não necessitando também de inibidores de corrosão, que demandam tintas especiais e elevam o custo. A copper slag é classificado como não tóxico, não causando danos ao meio ambiente por ser isento de ferro livre, cloretos livres ou sais solúveis em água.

ESCORIA DE COBRE BENEFICIADA, UM ABRASIVO UNIVERSAL

A escória granulada, conhecida e utilizada universalmente como Copper Slag, é utilizada largamente em países com rigorosas normas de exigência ambiental e de saúde ocupacional, como: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Noruega, Coréia do Sul, Tailândia, países da América do Sul, entre outros, no processo de jateamento de superfícies metálicas, proporcionando excelente rugosidade na superfície jateada de até 70 μm, ótima ancoragem do revestimento, melhor acabamento superficial e consequentemente, economia de material de recobrimento.

A empresa MICROESFERA é distribuidora do produto Escória de Cobre que é amplamente utilizada no Brasil nos principais estaleiros, na Petrobrás, usinas de açúcar, etc.

A Escória de Cobre é um abrasivo gerado nos processos de fusão e refino de minério concentrado de cobre. Durante este processo, o ferro contido no concentrado reage e se estabiliza em um silicato ferroso, estável e livre de materiais voláteis, denominado fayalita, que é o principal constituinte da escória.

Na unidade de granulação, a escória líquida, em elevada temperatura, entra em contato com um jato de água e se solidifica na forma de pequenos grãos, que são enviados para os secadores rotativos e sistema de peneiramento, que promovem, respectivamente, a secagem e classificação na granulometria especificada.

É um material não higroscópico (não absorve água), com umidade de 0,2% máx e com dureza de 08 na escala MOHS, que proporciona até 07 vezes de repasse, fatores que o torna muito mais produtivo que outros abrasivos similares no processo de jateamento aberto e isenta a superfície de contaminantes ou oxidação. A escória de cobre dispensa o uso de inibidores de corrosão, que demandam tintas especiais e elevam o custo.

Como a escória pode ser usada a seco (não provoca silicose), aproveita melhor à energia cinética das partículas devida sua alta densidade de 3,90g/cm³, com maior poder de impacto e de corte, torna-a comprovadamente mais produtiva que outros abrasivos similares. É o abrasivo com melhor custo-benefício.

A Escória de Cobre é classificada como não tóxica e como resíduo CLASSE II B (NÃO PERIGOSOS), inertes, podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo, não causando danos ao meio ambiente ou ao ser humano, por ser isento de ferro livre, cloretos livres ou sais solúveis em água.

Conforme laudo de classificação de resíduo L065-07 da empresa Cetrel S.A. de proteção ambiental, os componentes considerados tóxicos, com base nos procedimentos da EPA – Standard Method for Examination of Water and Wastewater, 21ª edição de 2005 e de acordo com os procedimentos técnicos da Cetrel, todos os componentes quando comparados com a Norma NBR 100004-04, estão abaixo do legislado.

Elementos
• Fayalita (2FeO:SiO2) < 85,0%
• Óxidos e silicatos de Al, Ca e Mg < 11,0%
• Magnetita (Fe3O4) < 5,0%
• Cobre (estabilizado na forma de óxido, sulfeto e silicato) < 1,0%
• Outros < 1,0%

Informações Comerciais

Comercializado em Big Bag (1ton), sacos 25 Kg ou Granel

Bicos de Jateamento

Os bicos para jateamento possuem núcleo em metal duro, com altíssima resistência a abrasão, com perfil Venturi.

Engate Rápido – Lado Mangueira

Engate de Alumínio para conexões entre Mangueiras de Jato. Disponíveis nos tamanhos 3/4", 1" e 1.1/4".

Suporte de Bico em Alumínio

Suporte para bico de jato confecionado em alumínio leve e resistente. Disponíveis para mangueiras de 3/4", 1" e 1" 1/4

Capacete de Fibra

Capacete de Fibra com C.A.